Manutenção Preditiva


Testes de Domínio de Frequência

Medições do Fator de Potência, Tangente Delta ou Fator de Dissipação do Isolamento em Transformadores de Potência e Capacitâncias.

Os transformadores e outros equipamentos de alta tensão precisam ter isolação entre os componentes que os compõe para garantir operação segura.

Dentre estes equipamentos, os transformadores são itens essenciais para operação de uma subestação e, o acompanhamento do desempenho e características dos seus componentes internos e externos é uma necessidade que depende de pessoal qualificado e experiente.

Um dos aspectos que ressaltamos neste informativo se refere às medições da qualidade de isolamento de Transformadores e Buchas capacitivas quando aplicável.

Durante muitos anos uma das excelentes medidas da qualidade de isolamento que é a Medição do Fator de Potência do Isolamento como é conhecido por uns ou Tangente Delta por outros ou ainda Fator de Dissipação, era medido numa dada frequência fixa como por exemplo 60Hz ou 50Hz. Tal medida é avaliada baseando-se em histórico da unidade ou Banco de Dados Referenciais.

Um dos equipamentos de última geração utilizado pela LPEng permite a medição destas características dos isolamentos em uma faixa de frequência de 15Hz à 400 Hz aproximadamente. Esta forma de medição nos permite obter informações mais detalhadas sobre o estado dos isolamentos antes que um processo de degradação mais avançado venha à ocorrer.

Um exemplo de resultados obtidos estão nos gráficos abaixo:

grafico

As Curvas TR2 e TR3 se referem à isolamentos em bom estado enquanto as Curvas TR1 após tratamento e TR1 antes do tratamento são resultados de um conjunto de isolamento com problemas.

As informações obtidas com este tipo de teste são precisas e fornecem subsídios que em conjunto com outras informações ou análises nos permitem corrigir ou prolongar a vida útil dos transformadores e buchas.

Estes testes são executados de forma rápida e precisa com os modernos equipamentos disponíveis pela LPEng.